Inscrições para formação pela Plataforma Freire vão até 15/12

O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, uma ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios oferece, por meio do Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação – PDE, cursos superiores gratuitos para professores em exercício nas Escolas Públicas, sem formação adequada à LDB.

Por meio deste plano, o docente sem formação adequada poderá se graduar nos cursos de Primeira Licenciatura, com carga horária de 2.800 horas mais 400 horas de estágio para professores sem graduação ou nos cursos de Segunda Licenciatura, com carga horária de 800 a 1.200 horas para professores que atuam fora da área de formação, e de Formação Pedagógica, para bacharéis sem licenciatura.

O professor fará sua inscrição nos cursos por meio de um sistema desenvolvido pelo MEC chamado Plataforma Freire e também terá seu currículo cadastrado e atualizado. A partir da pré-inscrição dos professores e da oferta de formação, as secretarias estaduais e municipais de educação terão na Plataforma Freire um instrumento de planejamento estratégico capaz de adequar a oferta das Instituições Públicas de Educação Superior à demanda dos professores e às necessidades reais das escolas de suas redes.

Como acessar a Plataforma Freire e se cadastrar

O professor deverá fazer um cadastro no site. Para isso, clique aqui, escolha uma opção, faça o preenchimento dos dados, crie uma senha de acesso (com quatro letras e dois números), e preencha o campo destinado ao seu e-mail (se não tiver e-mail, crie na própria Plataforma).

Após o Cadastro na Plataforma Freire, clique em Retornar à Plataforma Freire, clique em “já sou cadastrado”, informe o CPF, a senha e clica em autenticar; a partir daí aparecerá a tela principal da plataforma. Entre a série de ícones informativos, você vai encontrar o currículo do professor.

Após estar cadastrado o professor terá uma diversidade de funções úteis para vários programas de educação e aperfeiçoamentos básicos. As inscrições vão até 15 de dezembro.

Segunda Licenciatura na UEMS

Por meio da Plataforma Freire, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS oferece, aos sábados, a Segunda Licenciatura em Letras Espanhol. O curso terá duração de 5 semestres, com carga horária de 1200 horas. Informações na Secretaria da UEMS, pelo telefone (67) 3901-4612

0 comentários:

Postar um comentário

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score