Professora gaúcha cria histórias para cada letra do alfabeto

Desde que começou a lecionar, há 30 anos, a professora Maria Bernadete Souza da Silva usa a literatura como recurso para desenvolver o aprendizado da leitura e da escrita entre os alunos. Ao observar o gosto das crianças pelas histórias e o fato de que elas já conheciam quase todas, a educadora resolveu inovar nas narrativas.

A cada ano, com base em cada letra do alfabeto, ela modifica as histórias, inventa outras ou acrescenta fatos, de acordo com o interesse da turma. “É uma prática que tem dado certo, pois as crianças associam as letras às histórias que ouvem; a alfabetização acontece naturalmente”, explica Maria Bernadete, que leciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental David Canabarro, em Canoas (RS), na região metropolitana de Porto Alegre.

Formada em pedagogia, a professora explica que as aulas são organizadas como se fossem um grande livro de histórias, contadas uma a uma. “Dessa forma, os alunos sentem necessidade de saber qual será a próxima, pois são despertados neles a curiosidade e o prazer pela leitura”, ressalta.

Outro recurso usado é a dramatização. “Como conto histórias dramatizando cada passagem, acabo por transformar a aula em um grande teatro”, destaca Maria Bernadete. “A cada hora, um aluno tem a possibilidade de ser o protagonista de uma história.”

Esses recursos, salienta a professora, são os melhores para a obtenção de um grande número de alunos alfabetizados no fim de um ano letivo. Por meio deles, Maria Bernadete sempre conseguiu bons resultados. Ela enfatiza, no entanto, que o mais importante é a alegria e o prazer que as crianças demonstram em estar na escola. Os estudantes evitam faltar às aulas para não perder a próxima história.

Coletânea
— Quando os alunos começam a dominar a leitura, a ida à biblioteca e a retirada de livros fica mais frequente. “Sendo eu uma contadora de histórias, acabo por plantar neles também o gosto de ouvir e contar”, avalia a educadora. Para o fim do ano, ela prepara uma coletânea das melhores histórias da turma.

Com 700 alunos em classes do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental, a escola Davi Canabarro tem cinco turmas de alfabetização. “Enquanto escola, temos muita preocupação com a alfabetização e o letramento”, salienta a diretora Sílvia Letícia de Senna. “Contamos com profissionais que sempre buscam novidades e mostram disposição de usar o lúdico como ingrediente especial para o processo de construção da escrita e da leitura”, salienta a diretora. Sílvia é formada em pedagogia, com habilitação em supervisão escolar, e tem pós-graduação em informática educativa.

Cada professora da escola pode usar a metodologia que melhor domina e com a qual se sente mais à vontade. Segundo Sílvia, é possível observar diferenças nos resultados obtidos entre as diferentes turmas. Ela destaca as que adotam práticas lúdicas, com o uso de histórias. “Percebe-se um número maior de alunos que alcançam a alfabetização e também o tempo menor dos estudantes para concluir essa trajetória.”

Fátima Schenini


Saiba mais no Jornal do Professor
Palavras-chave: ensino fundamental, letramento, histórias
 
Fonte: MEC

SED realiza capacitação do SGDE e prestação de contas do PNAE com secretários e supervisores de Gestão Escolar

A Secretaria de Estado de Educação (SED) de Mato Grosso do Sul está realizando esta semana, em Campo Grande, a primeira etapa da capacitação de secretários e supervisores de Gestão Escolar dos municípios de Ponta Porã, Terenos, Três Lagoas, Ladário, Água Clara, Alcinópolis e Amambai sobre o SGDE e o PNAE.
O objetivo da formação é treinar os agentes envolvidos na gestão de dados escolares para utilização do Sistema de Gestão de Dados Escolares (SGDE) que será implantado em todas as unidades escolares e orientar os agentes responsáveis pelos procedimentos legais a serem adotados na prestação de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Para melhor organização, os municípios foram divididos em nove grupos, conforme o cronograma abaixo:
TURMA 1: Ponta Porã, Terenos, Três Lagoas, Ladário, Água Clara, Alcinópolis e Amambai;
TURMA 2: Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia e Cassilândia.
CURSO 1: Sistema de Gestão de Dados Escolares (SGDE):
Local: NTE Campo Grande (EE Hércules Maymone)
Data: 26 e 27 de setembro – turma 1; 28 e 29 de setembro – turma 2
CURSO 2: Prestação de Contas do PNAE:
Local: Sala de Reuniões da SED – Parque dos Poderes
Data: 28 de setembro – turma 1; 30 de setembro – turma 2
De 3 a 5 de outubro, será a vez da TURMA 3, composta pelos municípios de Caarapó, Camapuã, Caracol, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Eldorado e Inocência.
A TURMA 4, formada pelos servidores dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs) de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, realizará o curso nos dias 13 e 14 de outubro.
A TURMA 5 é composta pelos municípios de Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guias Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim e Porto Murtinho. Período de 17 a 19 de outubro.
A TURMA 6 é composta pelos municípios de Bandeirantes, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba e Pedro Gomes e a formação acontece de 19 a 21 de outubro.
De 24 a 26 de outubro, serão os municípios que formam a TURMA 7: Paranhos, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sete Quedas, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.
Anastácio, Aquidauana, Corumbá e Coxim formam a TURMA 8 e participarão de 7 a 9 de novembro.
Para encerrar, de 9 a 11 de novembro, será a vez da TURMA 9, formada por Dourados, Naviraí e Nova Andradina.
 
Fonte: SED

Domínio Público


Você encontrará vários textos sobre a África, no site do Domínio Público, além de outros conteúdos para o seu plano de aula, acesse aqui.

Inscrições para candidatos às eleições de dirigentes escolares

A Secretaria de Estado de Educação (SED) iniciou dia (26) o período das inscrições avulsas ou por chapa dos candidatos a dirigentes escolares da Rede Estadual de Ensino. As inscrições vão até o dia 28 de setembro, até às 20 horas, e serão recebidas pela Comissão Escolar.

As inscrições devem conter requerimento de inscrição ao Presidente da Comissão; cópia(s) do(s) holerite(s); cópia do comprovante de escolaridade de nível superior; projeto de Gestão Escolar e ter cumprido o disposto no art. 8º da Resolução/SED N. 2.449, de 20 de junho de 2011. Escolas com menos de 900 alunos, as inscrições devem ser avulsas.

 Participam do processo eleitoral todas as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino, exceto: as unidades escolares constantes do artigo 5º da Lei n. 3.479, de 20 de dezembro de 2007; as unidades escolares que estejam em mediação; as unidades escolares que tenham diretores e ou diretores adjuntos designados pro tempore nos últimos seis meses e as unidades escolares que possuem Projeto de Educação Integral ou Ensino Médio Inovador.

Concorrem ao cargo de dirigente escolar os profissionais de educação básica que atendam ao disposto no art. 8º da Resolução/SED 2.449, de 20 de junho de 2011; tenham sido considerados aptos na Avaliação de Competências Básicas de Dirigente Escolar; elaborem e entreguem, no ato da inscrição, um Projeto de Gestão; apresentem o Projeto de Gestão à comunidade escolar e estejam lotados no município em que irão concorrer.
  
Poderão votar os profissionais da educação básica do quadro permanente, lotados na unidade escolar, exceto aqueles que estiverem em gozo de licença sindical e de licença acima de sessenta dias; os professores admitidos por convocação e em exercício com duração acima 180 dias no ano em curso; os alunos com idade mínima de 12 anos, regularmente matriculados e frequentes na unidade escolar e pai, mãe ou responsável pelo estudante.

A campanha eleitoral terá início no dia 30 de setembro, a partir das 19 horas, e encerrar-se-á às 22 horas do dia 5 de outubro de 2011. A Comissão Escolar deverá promover, no dia 30 de setembro de 2011, às 19 horas, uma assembleia geral com a participação de todos os candidatos a dirigente escolar, os quais deverão apresentar o seu Projeto de Gestão à comunidade escolar.

Serão vedadas às chapas ou aos candidatos avulsos a utilização de carro de som, brindes, prêmios, sorteios e, ainda, qualquer menção aos seus concorrentes. Durante o período de votação, é proibido qualquer tipo de propaganda eleitoral das chapas ou candidatos avulsos. Não será permitida a realização de eventos com objetivo de arrecadar recursos financeiros para custeio das chapas ou candidatos avulsos, nem o percebimento de donativos de terceiros.

A posse dos candidatos eleitos para Direção será no dia 1º de dezembro. Na transmissão da função, a Direção anterior apresentará ao seu sucessor o inventário dos bens públicos, permanentes e de consumo, sob a guarda da unidade escolar, bem como as prestações de contas referentes às verbas estaduais e federais, recebidas no decorrer do respectivo mandato.  De acordo com o Educacenso 2010, são 362 escolas estaduais em Mato Grosso do Sul.

Fonte: SED

Estudantes da EE Professor Luiz Mongelli participam de curso de informática



De conceitos básicos até a elaboração de slides e produção de pequenos vídeos, algumas possibilidades da informática foram apresentadas a 53 estudantes da Escola Estadual Professor Luiz Mongelli, em Aquidauana, no minicurso de informática básica e produção de vídeo, ministrado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).
Com o auxílio de quatro estudantes do curso técnico em informática, quatro professores do Campus Aquidauana trabalharam noções de hardware e software, Linux, aplicativos educacionais e navegação na internet com jovens entre 7 e 13 anos.
O curso, com carga horária de 20h, foi realizado entre agosto e setembro, com encontros semanais às quintas-feiras, no Núcleo de Tecnologia Educacional do município.
O professor de informática do IFMS, Marcelo de Oliveira, ressalta o caráter de inclusão social do minicurso. “Para muitas das crianças que participaram, esta foi a primeira oportunidade de entrar em contato com o computador e a internet. Mostramos a eles novas possibilidades, uma maneira simples e fácil de acesso à informação. Isto é muito gratificante”, afirma.
De acordo com Marcelo, a diretora da escola beneficiada pelo projeto relatou uma mudança significativa de comportamento dos alunos que realizaram o minicurso. “Segunda ela, o interesse, comprometimento e motivação dos participantes aumentaram consideravelmente nas aulas”, informa Marcelo.
Ao término do curso, os alunos produziram apresentações em slides e pequenos vídeos, utilizando imagens disponíveis na internet, que devem ser apresentados entre as atividades programadas na escola para o Dia Mundial da Paz, comemorado em 21 de setembro.
ASCOM/IFMS

Fonte SED

Inscrições do concurso para professores da Rede Pública de educação começam hoje

Campo Grande (MS) - Começam no dia 26 de setembro e vão até o dia 14 de outubro, as inscrições para o concurso público de provas e títulos para o cargo de professor de educação básica da Rede Pública de educação. De acordo com o Edital nº1/2011 da Secretaria de Estado de Administração e da Secretaria de Estado de Educação, os candidatos aprovados no concurso atuarão no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano).
 
        As inscrições poderão ser feitas através do site: www.concurso.ms.gov.br . Neste endereço serão disponibilizados o Formulário de Inscrição on line para preenchimento, o Documento de Arrecadação Estadual (Daems) para o pagamento da taxa de inscrição, além do Edital com as informações referentes ao concurso.
 
        Mais informações sobre número de vagas e inscrições sobre concurso público de provas e títulos para o cargo de professor de educação básica estão disponibilizadas no Edital nº1/2011, publicado no dia 22 de setembro. Clique aqui para acessar.
 
 
Fonte: SED

Aumento da carga horária terá impacto positivo na aprendizagem, diz Haddad

O aumento do número de dias letivos, de 200 para 220 dias por ano, ou a ampliação da jornada diária para cinco horas são alternativas em estudo para melhorar a qualidade da educação básica. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira, 21.

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – prevê para as escolas brasileiras carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas em no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar. De acordo com o ministro, há evidências de que essa carga horária é baixa.

“Quatro horas por 200 dias é um caminho que nenhum país está trilhando”, observou Haddad. “Estamos conversando com secretários de educação, tanto municipais quanto estaduais, para verificar se nós podemos ampliar essa jornada.”

A proposta de ampliação da jornada se sustenta em estudos que apontam que o aumento da exposição dos alunos ao professor produz impactos na aprendizagem. Além das alternativas de aumento de dias letivos e de ampliação da jornada diária, pensa-se também numa possível combinação das duas propostas.

De acordo com o ministro, estudos estão sendo feitos para descobrir qual opção é menos onerosa para os cofres públicos, mas sem perder de vista o efeito sobre a qualidade da educação. “Não adianta adotar uma medida que é menos custosa, mas sem impacto na aprendizagem. Nós queremos efetividade para a melhoria da qualidade da educação”, disse o ministro.

Um desses estudos está sendo coordenado pelo secretário de ações estratégicas da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros. Segundo ele, o aumento do tempo de permanência dos alunos na escola produz impactos positivos na aprendizagem. Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é a oferta de educação integral em 50% das escolas públicas de educação básica até 2020.

Diego Rocha

Conheça o estudo coordenado por Ricardo Paes de Barros

Leia mais
Ministro vê ampliação como forma de reduzir as diferenças sociais
Secretários e técnicos debatem currículo e escola integral
Fonte: SED

MS EM LETRAS – II ENCONTRO REGIONAL DO LIVRO E LEITURA

fotos: Deivid Correia
A secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, recebeu ontem (22), à noite, no Centro de Convenções de Bonito, 1.300 pessoas para a abertura do MS em Letras – II Encontro do Livro e Leitura, evento que já é referência no calendário nacional e que marca o lançamento do Plano Estadual do Livro e Leitura, iniciativa pioneira de Mato Grosso do Sul. “É um orgulho sermos os primeiros. Isso se deve a uma parceria formada entre a equipe da Secretaria de Estado de Educação e da Fundação de Cultura e o apoio do Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional”, destacou a secretária Nilene Badeca.
“Com o PELL/MS vamos orientar os municípios na discussão e elaboração de seus Planos Municipais de Livro e Leitura e continuaremos orientando nossos diretores e coordenadores pedagógicos em seus projetos, mostrando a importância de se incentivar o gosto pela leitura desde cedo”, explicou a secretária, que completou: “Uma das metas do PELL é a criação de bibliotecas e por isso já oferecemos o curso de Biblioteconomia em nível técnico. Já formamos uma turma e hoje temos mais duas em andamento em Campo Grande e Aquidauana”.
O governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, lembrou o escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor de “O Pequeno Príncipe”, para falar da importância da concretização do Plano Estadual do Livro e Leitura e o apoio para que as secretarias de Educação de todo o Estado consigam elaborar seus Planos Municipais de Livro e Leitura. Se dirigindo à plateia de educadores e gestores de educação e de cultura, ele disse que essas ações são uma resposta ao carinho que principalmente as crianças - jovens estudantes - despertam nos educadores, em quem lida com a cultura e em quem está à frente das decisões no poder público.
“Tu és responsável por aquilo que cativas. E como não ser responsável por essas crianças? Como não ser responsável por aqueles que estão no primeiro, no segundo grau das nossas escolas? A criançada nos cativa”, disse, emocionado. “Temos orgulho de receber a todos aqui, de lançar o nosso Plano Estadual nos 79 municípios do nosso Estado, já considerando o futuro município de Paraíso das Águas”, ele destacou.

Os livros e a leitura têm um papel estratégico na sociedade. Tão estratégico que quando a educação e a cultura caminham juntas o resultado e a socialização bem sucedida. E os convidados da cerimônia de abertura do MS em Letras puderam conferir isso na apresentação do Coral das Meninas Cantoras de Porto Murtinho, projeto que surgiu no início de 2005 com a finalidade apenas de entreter as meninas que fora do horário das aulas ficavam nas ruas. Em pouco tempo, o coral proporcionou um resgate da cidadania, valorizando a música regional e levando novos conhecimentos à população. Hoje, o coral desponta como o orgulho da população murtinhense, descobrindo talentos, valorizando a cultura regional e levando novos conhecimentos à população.
O Plano Estadual do Livro e Leitura estabelece metas e estratégias com objetivo de nortear o desenvolvimento na área do livro, da leitura, literatura e bibliotecas, por meio de políticas articuladas que evidenciam a cidadania, a educação, o meio ambiente, as práticas sociais, o respeito à diversidade cultural, a inserção de novas tecnologias e a ampliação de acesso à informação.
“O Plano é muito importante para a educação. Começamos este projeto há dois anos e de lá para cá foram muitas reuniões, consultores contratados, muita articulação positiva, muito alinhamento de ideias com o mesmo objetivo. O governo de Mato Grosso do Sul está de parabéns por ser o primeiro a lançar o PELL. É um exemplo para todos os outros Estados”, disse o diretor de Relações Institucionais da Abril Educação, Éktor Passini, instituição que apoia o PELL/MS.   
O PELL conta com o aval do Ministério da Educação e do Ministério da Cultura que, antes da concretização do Plano Estadual, lançaram o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), a fim de mobilizar, capacitar e assessorar prefeituras e Secretarias de Educação e Cultura para o desenvolvimento e implantação de planos.
O secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), José Henrique Paim, prestigiou a cerimônia e comentou a iniciativa do Estado: “Mato Grosso do Sul tem se destacado muito pela inovação e pioneirismo em aderir aos programas nacionais e replicá-los internamente e a elaboração do Plano é mais uma demonstração de que o Estado está à frente na luta constante pela melhoria na qualidade da educação”.
A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, do prefeito de Bonito, José Arthur Soares de Figueiredo, do deputado federal Edson Giroto, do deputado estadual Júnior Mochi, da secretária executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Maria Antonieta Antunes Cunha, da secretária municipal de Educação de Campo Grande e vice-presidente da Undime Nacional, Maria Cecília Amendola da Motta, do presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Francisco Aparecido Cordão, da representante da UNESCO, Marilza Regattieri, do subsecretário da Subsecretaria de Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, Wellington Rocha do Nascimento, da presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Maria Luisa Marques de Oliveira, dos prefeitos de Bodoquena e Porto Murtinho, dos secretários municipais de Educação de Mato Grosso do Sul e de secretários estaduais de Educação e Cultura de diversos Estados do país.  
Programação
A programação de hoje começa com a palestra da secretária executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Maria Antonieta Antunes Cunha, que falará sobre “Políticas Públicas para Leitura”. Logo após, a coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental da SED, Carla de Britto Ribeiro Carvalho e a gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Neusa Arashiro, apresentarão a “Experiência na Construção do PELL/MS”. Na sequência, “A Construção do PMLL a partir do PNLL e dos PELLs” com a consultora da UNESCO para o PNLL, responsável pela construção dos Planos Municipais e Estaduais de Livro e Leitura, Rosália Guedes.
À tarde, a consultora da UNESCO Luciana do Vale Fernandes, que assessorou a Coordenação executiva do PNLL desde o início, contará a “Experiência em Andamento de Criação do PMLL”. Maria Antonieta retorna com a palestra “Leitura: novas concepções, necessidades de sempre”.  O autor da obra “Tosco”, Gilberto Dari Mattje, falará sobre o livro, utilizado nas escolas nos projeto contra o bullying. A seguir, diretores de escolas estaduais e membros da Polícia Militar apresentarão suas experiências. Para fechar o encontro, “Contação de Histórias” com Edvânia Braz Teixeira.

Fonte: SED

Secretários e técnicos debatem currículo e escola integral

As possibilidades da escola na construção do currículo, tempos e espaços da educação integral, expectativas de aprendizagens, cultura digital, entre outros temas, serão abordados no encontro Currículo e educação integral na educação básica: desafios e possibilidades, que começou nesta quarta-feira, 21, e segue até sexta, 23, em Brasília. Participam secretários municipais e técnicos de secretarias estaduais.

A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, que participou da abertura do evento, destacou o quanto foi oportuno unir as questões sobre currículo e educação integral em uma mesma diretoria do MEC para que se tenha uma visão mais integrada da escola. Segundo ela, “a escola de educação integral é a vanguarda de um projeto que efetivamente está mudando a educação no país.”

Já a secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, Macaé Maria Evaristo, que apresentou as experiências da capital mineira com a educação integral, defendeu que os gestores pensem o regime de colaboração entre os entes federados não apenas no quesito do financiamento. “É preciso construir responsabilidades também com a trajetória escolar das crianças e jovens.”

Questões como o tempo e espaço da educação integral e percursos formativos foram apresentadas pelos pesquisadores Luiz Percival de Brito, da Universidade Federal do Oeste do Pará, e Bia Goulart, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bia, que tem formação em arquitetura, apresentou dados de seus trabalhos sobre a relação da escola com a cidade. De acordo com Maria do Pilar, o Mais Educação, desenvolvido pelo MEC, é uma proposta contemporânea que provoca o diálogo da escola com a cidade.

Mais Educação – Atualmente, cerca de 15 mil escolas públicas participam do Mais Educação. O programa foi iniciado em novembro de 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios de todas as unidades da federação, beneficiando 386 mil estudantes. Em 2009, foi ampliado para 5 mil escolas, em 126 municípios, com atendimento para 1,5 milhão de estudantes. Em 2010, 389 municípios aderiram ao programa, que foi estendido para cerca de 10 mil escolas e beneficiou 2,3 milhões de alunos.

Assessoria de Imprensa da SEB


Veja a programação do encontro.


Fonte MEC

Concurso Publico para cargo de Professor.

As Secretárias de Estado de Administração e de Educação, no uso de suas atribuições legais, tornou-se pública as inscrições do Concurso Público de Provas e Títulos - SAD/SED/2011, para o cargo de Professor, função docência, do quadro permanente de pessoal da Secretaria de estado de Educação. Clique  aqui, para maiores informações no Diário Oficial.

III REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSED

foto: Deivid Correia
Ao lado do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, recebe os secretários de Educação de diversos Estados do País para a III Reunião Ordinária do Consed em 2011. O encontro acontece em Bonito e vai até sexta-feira.
Durante a cerimônia de abertura hoje (21) à noite, os convidados assistiram a duas apresentações musicais com estudantes da Escola Estadual Joaquim Murtinho, de Bela Vista. Além da dupla Rosenil e Bianca, Matheus Brasil cantou e tocou acordeom. Em 2008, ele participou do Programa Domingão do Faustão e ganhou um instrumento do Maestro Caçulinha.
A secretária Nilene Badeca deu as boas-vindas aos secretários presentes e comentou que a reunião é também uma prestação de contas. “Nestes sete meses a frente do Consed tivemos vários avanços. Esta é a terceira reunião ordinária deste ano, mas já realizamos cinco extraordinárias e apresentamos alternativas para os problemas que enfrentamos e discutimos temas como transporte, alimentação escolar e piso salarial. Buscamos um diálogo constante para que a educação aconteça da melhor maneira em nossos Estados e municípios”, destacou.
“Sempre abordamos, nas reuniões do Consed, temas atuais da educação que precisam ser debatidos, mas o mais importante é a troca de experiências entre os secretários. Desta vez, conheceremos o trabalho dos Estados de Minas Gerais e Mato Grosso na formação dos professores e o sistema de transporte escolar do Paraná” completou a secretária. Na pauta da reunião também estão o currículo do ensino médio, o combate ao bullying, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), entre outros.
“As discussões do Consed são importantes para alavancarmos soluções para os problemas relacionados à educação e para que cada vez mais tenhamos uma educação de bom nível, para que nossas escolas atinjam Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) cada vez mais superiores e que possamos fazer frente, na escola pública, ao que as escolas particulares propõem”, explicou o governador André.
Para ele, “é por meio da educação que podemos solucionar mazelas em outras áreas. Uma boa cultura e uma boa educação previnem outras coisas como o descaminho e, através de um controle rigoroso evitando a evasão escolar e a repetência que se pode melhorar nossa sociedade. A educação é prioridade absoluta e deve ser em todos os Estados do país”.
A abertura da III Reunião Ordinária do Consed contou com a presença do prefeito de Bonito, José Arthur Soares de Figueiredo, da presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho e representando o MEC, a presidente do Inep, Malvina Tania Tuttman.
Os secretários estaduais de Educação participarão amanhã (22) da abertura do MS em Letras – Encontro Regional do Livro e Leitura, realizado pela Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, no Centro de Convenções de Bonito, para apresentar o Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL/MS).
Conheça o Consed                                                                                                             
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), fundado em 25 de setembro de 1986, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega, por intermédio de seus titulares, as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. O Consed tem por finalidade promover a integração das Secretarias Estaduais de Educação, visando o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade. Dentre as atividades do Conselho estão: participar na formulação, implementação e avaliação das políticas nacionais de educação; coordenar e articular ações de interesse comum das Secretarias; promover intercâmbio de informações e de experiências nacionais e internacionais; realizar seminários, conferências, cursos e outros eventos; desenvolver programas e projetos; e articular com instâncias do governo e da sociedade civil.
O Consed é composto pelo Fórum de Secretários de Educação, a Presidência, a Junta Fiscal e a Secretaria-Executiva e tem como missão contribuir para o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas educacionais promotoras de educação com qualidade para todos. Mediante iniciativas educacionais de interesse público comum entre as Secretarias Estaduais de Educação, em articulação com os poderes federais, estaduais, municipais e sociedade civil organizada.
Diretoria Atual - Gestão 2011/2012
Presidente (Região Centro - Oeste)
Maria Nilene Badeca da Costa
Secretária de Estado da Educação do Mato Grosso do Sul

1ª Vice-Presidência (Região Nordeste)
Belivaldo Chagas Silva
Secretário de Estado da Educação do Sergipe

2ª Vice-Presidência (Região Sudeste)
Klinger Marcos Barbosa Alves
Secretário de Estado da Educação do Espírito Santo

3ª Vice-Presidência (Região Norte)
Danilo de Melo Souza
Secretário de Estado da Educação do Tocantins

4ª Vice-Presidência (Região Sul)
Marco Antonio Tebaldi
Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina

Secretária Executiva
Nilce Rosa da Costa


Fonte: SED

Secretária de Estado de Educação comanda reunião do Consed em Bonito







A secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, recebe os secretários de Educação de diversos Estado do país e do Distrito Federal e a presidente da Undime Nacional, Cleuza Repulho, em Bonito, para a III Reunião Ordinária do Consed em 2011, que começa hoje (21) e vai até sexta-feira.
“Sempre abordamos, nas reuniões do Consed, temas atuais da educação que precisam ser debatidos, mas o mais importante é a troca de experiências entre os secretários. Desta vez, conheceremos o trabalho dos Estados de Minas Gerais e Mato Grosso na formação dos professores e o sistema de transporte escolar do Paraná” ressalta a secretária Maria Nilene. Na pauta da reunião também estão o currículo do ensino médio, com representantes da UNESCO; o combate ao bullying; o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec); a Avaliação Nacional de Professores, com a presidente do INEP, Malvina Tania Tuttman; entre outros.
Os secretários estaduais de Educação também participarão da abertura do MS em Letras – Encontro Regional do Livro e Leitura, realizado pela Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, no Centro de Convenções de Bonito. O evento, que acontece nos dias 22 e 23 de setembro, apresentará o Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL/MS).
Conheça o Consed
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), fundado em 25 de setembro de 1986, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega, por intermédio de seus titulares, as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. O Consed tem por finalidade promover a integração das Secretarias Estaduais de Educação, visando o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade. Dentre as atividades do Conselho estão: participar na formulação, implementação e avaliação das políticas nacionais de educação; coordenar e articular ações de interesse comum das Secretarias; promover intercâmbio de informações e de experiências nacionais e internacionais; realizar seminários, conferências, cursos e outros eventos; desenvolver programas e projetos; e articular com instâncias do governo e da sociedade civil.
O Consed é composto pelo Fórum de Secretários de Educação, a Presidência, a Junta Fiscal e a Secretaria-Executiva e tem como missão contribuir para o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas educacionais promotoras de educação com qualidade para todos. Mediante iniciativas educacionais de interesse público comum entre as Secretarias Estaduais de Educação, em articulação com os poderes federais, estaduais, municipais e sociedade civil organizada.
Diretoria Atual - Gestão 2011/2012
Presidente (Região Centro - Oeste)
Maria Nilene Badeca da Costa
Secretária de Estado da Educação do Mato Grosso do Sul

1ª Vice-Presidência (Região Nordeste)
Belivaldo Chagas Silva
Secretário de Estado da Educação do Sergipe

2ª Vice-Presidência (Região Sudeste)
Klinger Marcos Barbosa Alves
Secretário de Estado da Educação do Espírito Santo

3ª Vice-Presidência (Região Norte)
Danilo de Melo Souza
Secretário de Estado da Educação do Tocantins

4ª Vice-Presidência (Região Sul)
Marco Antonio Tebaldi
Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina

Secretária Executiva
Nilce Rosa da Costa

Fonte: SED

2º Encontro das STEs / NTE Aquidauana-MS


Programação do MS em Letras – II Encontro Regional do Livro e Leitura



A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) realiza, nos dias 22 e 23 de setembro, em Bonito, a 2ª edição MS em Letras – Encontro Regional do Livro e Leitura. O evento contará com a presença da secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, e dos secretários de Educação de diversos Estados do país.
O evento marca o lançamento oficial do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL), documento que estabelece metas e estratégias com objetivo de nortear o desenvolvimento na área do livro, da leitura, literatura e bibliotecas, por meio de políticas articuladas que evidenciam a cidadania, a educação, o meio ambiente, as práticas sociais, o respeito à diversidade cultural, a inserção de novas tecnologias e a ampliação de acesso à informação.
Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado a implantar seu Plano. O PELL, desenvolvido pela SED em parceria com a Fundação de Cultura, conta com o aval do Ministério da Educação e do Ministério da Cultura que, antes da concretização do Plano Estadual, lançaram o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), a fim de mobilizar, capacitar e assessorar prefeituras e Secretarias de Educação e Cultura para o desenvolvimento e implantação de planos.

SED realiza capacitação da Alimentação Escolar com secretários e supervisores de Gestão Escolar

A Secretaria de Estado de Educação (SED) de Mato Grosso do Sul realiza em Campo Grande, de 26 a 30 de setembro, a primeira etapa da capacitação de secretários e supervisores de Gestão Escolar. Na formação serão abordados o Sistema de Gestão de Dados Escolares (SGDE) e a Prestação de Contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Para melhor organização, os municípios serão divididos em nove grupos. Na primeira semana, conforme cronograma abaixo:
TURMA 1: Ponta Porã, Terenos, Três Lagoas, Ladário, Água Clara, Alcinópolis e Amambai;
TURMA 2: Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia e Cassilândia.
CURSO 1: Sistema de Gestão de Dados Escolares (SGDE)                                                              Local: NTE Campo Grande (EE Hércules Maymone)                                                      Datas: 26 e 27 de setembro – Turma 1                                                                                          28 e 29 de setembro – Turma 2
CURSO 2: Prestação de Contas do PNAE                                                                                        Local: Sala de Reuniões da SED – Parque dos Poderes                                                       Datas: 28 de setembro – Turma 1                                                                                                  30 de setembro – Turma 2
De 3 a 5 de outubro, será a vez da TURMA 3, composta pelos municípios de Caarapó, Camapuã, Caracol, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Eldorado e Inocência.
A TURMA 4, formada pelos servidores dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs) de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, realizará o curso nos dias 13 e 14 de outubro.
Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Jaraguari, Jardim e Porto Murtinho formam a TURMA 5, de 17 a 19 de outubro.
A TURMA 6 é composta pelos municípios de Bandeirantes, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba e Pedro Gomes e a formação acontece de 19 a 21 de outubro.
De 24 a 26 de outubro, serão os municípios que formam a TURMA 7: Paranhos, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sete Quedas, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.
Anastácio, Aquidauana, Corumbá e Coxim formam a TURMA 8 e participarão de 7 a 9 de novembro.
Para encerrar, de 9 a 11 de novembro, será a vez da TURMA 9, formada por Dourados, Naviraí e Nova Andradina.
A Capacitação para Secretários e Supervisores de Gestão Escolar é promovida pela SED por meio do setor de Alimentação Escolar.
 Fonte: SED

O NTE recebe a visita ilustre do casal de Curicaca, aves pantaneiras.








Escola Estadual João Pedro Pedrossian recebe prêmio

 
Ocorreu neste último dia 13/09/2011, a entrega de Certificados referente ao Prêmio Referência Gestão Escolar ano base 2010. Na ocasião, o diretor da Escola João Pedro Pedrossian, professor Alziro dos Reis Ferreira, recebeu prêmio/diploma o prêmio que tem por objetivo homenagear as escolas que passaram a incorporar uma cultura de auto-avaliação de seu processo de gestão, além de destacar e disseminar as experiências de referência na área.
Assim, o prêmio tem servido, há mais de dez anos, como instrumento de sensibilização, motivação e orientação para o avanço da Gestão Escolar, sobretudo nas questões que estabelecem a melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos.
A escola JPP, como é conhecida, participa pela terceira vez do projeto. A Secretaria de Estado de Educação tem incentivado as escolas da rede a participarem do referido prêmio, pois acredita que é um instrumento de mobilização e de auto-avaliação das escolas da rede pública do Brasil.
 Na ocasião o diretor disse que esse prêmio é de toda equipe escolar, pois sem participação de todos os segmentos da escola não é possível desenvolver qualquer atividade dentro da instituição. "A Escola João Pedro Pedrossian, tem procurado realizar um trabalho diferenciado, buscando a participação dos pais e alunos dentro dos projetos realizados pelo corpo docente e coordenadores, como Dia das Mães, que já é uma tradição no município, Dia do Estudante, Dia das Crianças, JEBs, e entre outros projetos que estão previstos no calendário escolar", elencou professor Alziro. As premiações foram entregues no auditório da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). 

2º Encontro da STEs: A inserção das mídias no planejamento escolar


A data do 2º Encontro da STEs: A inserção das mídias no planejamento escolar foi alterada por motivo de outras programações da SED para as datas previstas.
Ficaram estabelecidos os dias 31/10/2011período noturno, abertura do evento e palestra com a Profª Kátia Rizzo - Especialista em Tecnologias Educacionais - PUC Rio e Técnica da Coordenadoria de Tecnologias Educacionais SED/MS e dia 01/11/2011 – período matutino, apresentação dos trabalhos em banners e período vespertino – apresentação dos trabalhados selecionados por município em mídias.
           Assim, o prazo para inscrição do projeto selecionado das unidades escolares foi prorrogado para até dia 30/09/2011.
Acessem o link abaixo para inscrição do projeto:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?hl=pt_BR&pli=1&formkey=dExFYkhjY1h5al9XbFhVQTlQNGFUQ1E6MQ#gid=0

Acessem o link abaixo para inscrição do evento:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?hl=pt_BR&formkey=dHUxZ1B5NFdnWWR6b2k2VWpBQTFBOXc6MQ#gid=0


Participe da atualização dos Referenciais Curriculares da Rede Estadual de Ensino



A Secretaria de Estado de Educação (SED), em processo de atualização do Referencial Curricular, disponibiliza a versão preliminar do documento, para análise e sugestões da equipe pedagógica da escola (corpo docente, coordenação pedagógica, professor-coordenador e direção).

Contamos com a colaboração e comprometimento de todas as escolas na execução desse trabalho, com o objetivo de compor um documento que evidencie a legislação vigente, as tendências contemporâneas e traduza uma proposta de ensino com enfoque na realidade educacional sul-mato-grossense.

A SED espera com esse trabalho contribuir, ainda mais, para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O Referencial Curricular está disponível no link: http://intra.sed.ms.gov.br/referencialcurricular/

Fonte: SED

Dia Estadual de Combate ao Bullying Escolar



A Secretaria de Estado de Educação (SED) está promovendo hoje (15) o “Dia Estadual de Combate ao Bullying Escolar”. A atividade, realizada simultaneamente nas 356 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, conta com atividades e jogos educativos adaptados para o tema como apresentações de teatro, concurso de paródias e palestras. O evento será aberto às famílias e, para envolver ainda mais a comunidade, os estudantes estão fazendo panfletagem para a comunidade em torno das escolas.

“O mais importante é a ação preventiva contra o bullying, os nossos estudantes mostrando para os colegas e a comunidade como vale a pena agir antes que o bullying aconteça, lembrando que este é um trabalho permanente e que deve envolver a família e a escola”, explicou a secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, que acompanhou os estudantes da Escola Estadual Joaquim Murtinho, centro de Campo Grande, na panfletagem na Avenida Afonso Pena.

 
Para a secretária Maria Nilene “é preciso que a escola tenha um olhar atento. Os professores e o restante da equipe devem observar sinais de violência, procurando os agressores e atendendo as vítimas, mas o principal é tomar iniciativas de prevenção, como a supervisão na hora do recreio, a promoção de palestras e debates sobre o tema e a inclusão na rotina escolar do respeito mútuo e da afetividade, tendo como foco as relações humanas”.

Além da panfletagem, os estudantes da EE Joaquim Murtinho espalharam cartazes e montaram peças de teatro e, entre uma apresentação e outra, o tema bullying era abordado. O diretor, Lucilio Souza Nobre, conta que “a mobilização chama atenção para o problema, mas a escola já vem desenvolvendo um trabalho de prevenção inserindo os alunos nos jogos, nas gincanas, na prática de esportes, são ações que vão continuar acontecendo”.
 
Logo na entrada da escola, um banner mandava o recado “bullying é um ato de covardia que não ter cor, cheiro nem raça, mas humilha com a força de todos os preconceitos”, assinado pela estudante do 1º ano do ensino médio, Luana Sato. Para ela, “a prevenção do bullying depende de cada um de nós, é um pensamento que começa em casa, mas as palestras também ajudam muito”.

O “Dia Estadual de Combate ao Bullying Escolar” é mais uma ação da SED para lidar com o fenômeno. Dentre outras iniciativas que já permeiam a rotina das escolas e em cumprimento à Lei nº 3887, de 6 de maio de 2010, instituiu nas unidades da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul a formação do “Comitê de Conscientização, Prevenção e Combate o Bullying Escolar". O objetivo do comitê é mobilizar a comunidade para ações de sensibilização e conscientização pautadas nas mudanças de postura e de atitudes, alcançando, desta forma, o combate ao bullying.

“As escolas já trabalham o tema bullying em suas atividades de rotina, com o suporte técnico da Secretaria de Estado de Educação, que orienta e acompanha o trabalho realizado dentro da escola durante o ano letivo. Hoje é uma data para fazer a ação com a comunidade, de forma massificada, porém o trabalho continua nas próximas semanas, no próximo ano, tratado de acordo com a especificidade de cada escola”, destacou o superintende de Políticas de Educação da SED, Roberval Angelo Furtado.

Os cartazes e os folhetos distribuídos nas escolas para ilustrar a campanha foram produzidos durante um concurso realizado entre 30 estudantes do curso técnico de Comunicação Visual do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lime (Cepef) e escolhidos por uma comissão julgadora da SED. Durante o processo de criação, os alunos assistiram diversos vídeos sobre o tema, pesquisaram na internet e trocaram experiências.

Bullying

De acordo com o dicionário Aulete de língua portuguesa, o termo bullying “compreende toda forma de agressão, intencional e repetida, sem motivo aparente, em que se faz uso do poder ou força para intimidar ou perseguir alguém, que pode ficar traumatizado, com baixa autoestima ou problemas de relacionamento”. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. É entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

O bullying sempre existiu, mas foi no final da década de 1970 que Dan Olweus, um professor da Universidade da Noruega, passou a estudar as tendências suicidas entre adolescentes e percebeu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, o bullying era um mal a se combater. Hoje, o fenômeno está mais popular, está mais visível com a influência dos meios eletrônicos, com a internet e com a televisão.

De acordo com Telma Vinha, doutora em Psicologia Educacional e professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para ser dada como bullying, a agressão física ou moral precisa apresentar quatro características: a intenção do autor em ferir o alvo, a repetição da agressão, a presença de um público espectador e a concordância do alvo com relação à ofensa. “Quando o alvo supera o motivo da agressão, ele reage ou ignora, desmotivando a ação do autor”, explica a especialista.


Fique atento aos sinais:

- Falta de vontade de ir à escola;
- Sentir-se mal perto da hora de sair de casa;
- Pedir constantemente para trocar de escola;
- Pedir para não ser levado à escola;
- Apresentar baixo rendimento escolar;
- Voltar da escola com roupas ou livros rasgados;
- Abandono dos estudos;


 A Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia) sugere as seguintes atitudes para um ambiente saudável na escola:

- Conversar com os alunos e escutar atentamente reclamações ou sugestões;
- Estimular os estudantes a informar os casos;
- Reconhecer e valorizar as atitudes da garotada no combate ao problema;
- Criar com os estudantes regras de disciplina para a classe em coerência com o regimento escolar;
- Estimular lideranças positivas entre os alunos, prevenindo futuros casos;
- Interferir diretamente nos grupos, o quanto antes, para quebrar a dinâmica do bullying.

(Com informações da Revista Nova Escola)

Fonte: SED

Tecnologia na educação


Equipamentos para uso escolar atraem a atenção da presidenta

Quarta-feira, 14 de setembro de 2011 - 14:12
O ministro Fernando Haddad mostra a Dilma ferramentas inovadoras que contribuirão para melhorar o ensino (foto: Wanderley Pessoa)Equipamentos como uma lousa eletrônica e um leitor em braile chamaram a atenção da presidenta da República, Dilma Rousseff, em sua visita à exposição de produtos do Seminário Gestão de Compras Governamentais – a Experiência da Educação, em Brasília. Esses aparelhos, produzidos para uso nas escolas públicas, foram apresentados a ela pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

A lousa eletrônica é composta de uma caneta e um receptor, que, acoplados ao projetor Proinfo (equipamento com computador e projetor ofertado pelo MEC aos estados e municípios), permitem ao professor trabalhar os conteúdos disponíveis em uma parede ou quadro rígido, sem a necessidade de manuseio do teclado ou do computador. O ministro destacou a interatividade com os conteúdos ensinados, além de uso da ferramenta como quadro digital. O equipamento está em processo de licitação para compra no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A presidenta afirmou que será feito um esforço enorme para que os equipamentos sejam adquiridos. “São produtos essenciais para os alunos e professores e com certeza contribuem para a educação”, disse.

Outra iniciativa que chamou atenção de Dilma foi o protótipo de um leitor em braile, que permitirá que alunos com deficiência visual escrevam e ao mesmo tempo ouçam o que escrevem. A ferramenta tem uma câmera digital que captura as imagens de um livro ou jornal, por exemplo, e transforma a imagem em texto em braile, gerando o áudio correspondente. O equipamento tem ainda um visor pelo qual o professor poderá acompanhar o trabalho do estudante.

O projeto é coordenado pelo FNDE e desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pelo Instituto Federal do Ceará. O protótipo está em fase de testes e deve estar pronto em seis meses.

Durante a visita, a presidenta conheceu outros produtos adquiridos pelo Ministério da Educação. Ela entrou num dos barcos que faz transporte escolar na região Norte e nos ônibus escolares. Viu as novas bicicletas e uniformes, e também os laboratórios do programa e-Tec, que oferece ensino técnico na modalidade a distância.

No período da tarde desta quarta-feira, 14, o seminário continua com gestores e fornecedores do governo. Eles participarão de cinco oficinas sobre a busca da eficiência nos gastos governamentais, processos de controle interno e externo que visem a transparência nas aquisições de remédios e de equipamentos para hospitais universitários.

Adriane Cunha


Leia também:
Sistema usado pelo MEC é visto como modelo para compras governamentais
Palavras-chave: tecnologia na educação, inclusão

 
Núcleo de Tecnologia Educacional - Aquidauana/MS © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score