NTE promove em Aquidauana e Anastácio o II Encontro das STEs



O Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) de Aquidauana está promovendo o II Encontro das STEs, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, em Aquidauana e Anastácio. O encontro, que abordará “A inserção das Mídias no Planejamento Escolar” pretende divulgar os trabalhos pedagógicos considerando os casos de sucesso realizados na Sala de Tecnologias Educacionais (STEs).

O evento contará com a presença de professores, coordenadores e diretores das escolas estaduais de Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Miranda e Nioaque, além das escolas das redes municipais das cidades que sediam o evento.

Informações no Núcleo de Tecnologia Educacional de Aquidauana pelos telefones 0800-647 2550, 3241-1061 ou pelo site: www.nteaquidauana.blogspot.com    


Jovens Embaixadores serão conhecidos hoje



A Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil divulga hoje (28) a lista dos 35 brasileiros que irão participar da décima edição do Programa Jovens Embaixadores. O anúncio será feito pelo embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, às 10 horas, na Associação Alumni, em São Paulo.
Este ano, Mato Grosso do Sul tem quatro estudantes finalistas: Brendha Carolinne Bezerra Komiyama e Clara Loreine Andrade Rodrigues, da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues; Roberta Maia da Silva, da Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade, de Sidrolândia; Caroline Syperreck Ramires, do Colégio Militar de Campo Grande.
O evento, que terá a participação da secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, poderá ser acompanhado, ao vivo, pelo site:
Este ano, mais de sete mil estudantes de ensino médio da rede pública de todos os estados brasileiros competiram por uma das vagas. Eles farão a viagem de 6 a 29 de janeiro de 2012. Desde o lançamento do programa, 249 estudantes já representaram o Brasil nos EUA como Jovens Embaixadores.
Durante a primeira semana do intercâmbio os estudantes visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais. Após esses dias em Washington, os participantes são divididos em subgrupos e cada um viaja para um Estado diferente dos EUA. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam de atividades culturais, de responsabilidade social e de empreendedorismo e liderança e fazem apresentações sobre o Brasil.
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos – em parceria com os setores público e privado em ambos os países – que beneficia, com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, estudantes brasileiros que são exemplos em sua comunidade – em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.
Para participar é preciso ter entre 15 e 18 anos; ter boa fluência oral e escrita em inglês; ser estudante do ensino médio na rede pública; pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar, perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral; estar engajado por pelo menos um ano em atividades de responsabilidade social ou voluntariado.
Mais informações sobre o Programa Jovens Embaixadores:

Fonte: SED

Inscrições para o Prêmio Professores do Brasil terminam no próximo sábado



Os professores da educação básica têm até 15 de outubro para se inscrever no Prêmio Professores do Brasil. Podem participar docentes das escolas municipais, estaduais, educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos sistemas públicos de ensino. 
Serão selecionadas as melhores experiências nas categorias educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio. o objetivo do prêmio é reconhecer o trabalho dos professores que contribuam para a qualidade do ensino, além de resgatar e valorizar o papel dos docentes como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações, dar visibilidade às experiências pedagógicas exitosas e passíveis de adoção por outros professores e estimular a participação a participação do docente na implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação.
Os autores das experiências selecionadas pela Comissão Julgadora Nacional, independentemente da região e da categoria em que concorram, receberão a importância de 5 mil reais, além de troféus e certificados. As escolas nas quais foram desenvolvidas as experiências selecionadas serão premiadas com equipamentos audiovisuais ou multimídia, no valor de até 2 mil reais.
A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Intel, Fundação SM, Instituto Votorantin, Associação Brasileira de Editoras de Livros Escolares (Abrelivros), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Organização dos estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).
Inscrições e demais informações no site: Fonte: SED

Primeiras 100 escolas a serem atendidas pelo Projeto Jovem de Futuro são sorteadas




A secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca, acompanhou ontem (5) o sorteio das 100 escolas estaduais de ensino médio que serão beneficiadas pelo Programa Jovem de Futuro a partir de 2012. Ao final dos três anos do projeto, todas as escolas de ensino médio serão atendidas.
O sorteio contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Educação, do Instituto Unibanco, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e do Conselho de Diretores das Escolas Estaduais de Campo Grande (CONDEC), que garantiram a transparência de escolha das escolas participantes. O método e os critérios para o sorteio foram definididos pelo Instituto Unibanco.
A Secretaria de Estado de Educação (SED) formou uma parceria com o Instituto Unibanco para implantar nas escolas estaduais o Projeto Jovem de Futuro, tecnologia de Gestão Escolar para Resultados que mobiliza estudantes, professores e famílias para garantir que os alunos do ensino médio público entrem, tenham um bom desempenho e concluam essa fase escolar, garantindo melhores oportunidades de vida e profissão.
Entre 2012 e 2014, 85 mil estudantes de 299 escolas estaduais de ensino médio de Mato Grosso do Sul serão beneficiados pela transferência do Jovem de Futuro para a gestão do governo local. O Estado assumirá o Projeto na forma de política pública para o ensino médio. O Estado e o Instituto Unibanco serão responsáveis pelas formações e pelo apoio técnico e o Ministério da Educação (MEC) é parceiro nesse processo por meio do repasse de recursos diretamente às escolas.
A meta é melhorar substancialmente o desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no 3º ano do ensino médio em Língua Portuguesa e Matemática e diminuir os índices de evasão das escolas participantes. Essas escolas têm autonomia para decidir sobre prioridades na alocação dos recursos – já que a comunidade escolar deve ser a protagonista das transformações que considera necessárias – desde que priorizem estratégias de incentivo a professores, estudantes ou melhoria da infraestrutura.
O Projeto Jovem de Futuro também parte do pressuposto de que cada escola apresenta especificidades que devem ser apuradas e respeitadas, ou seja, que cada escola apresenta necessidades específicas, relacionadas ao clima escolar ou ao apoio e desenvolvimento de projetos pedagógicos. Considerando a pluralidade de circunstâncias das escolas, e as múltiplas dificuldades que encontram, o Projeto prevê a cuidadosa elaboração de um Plano Estratégico de Melhoria de Qualidade, cujo sucesso dependerá de uma análise preliminar e minuciosa das condições e deficiências de cada escola, passo necessário para a imaginação e a realização das soluções adequadas.
A execução do Projeto Jovem de Futuro está orientada para o alcance de algumas metas fundamentais: reduzir em 40% os índices de evasão/abandono escolar desta etapa de escolaridade; aumentar a média do ensino médio da escola em, no mínimo, 25 pontos; diminuir em 50% o percentual de alunos no padrão de desempenho “baixo” nas disciplinas avaliadas. Como consequência, o projeto tem ainda como meta a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas envolvidas.

O lançamento oficial do Projeto Jovem de Futuro será em 25 de outubro, às 15 horas, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Confira a relação das 100 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul que serão atendidas a partir de 2012:

EE GUIA LOPES
EE MENODORA FIALHO DE FIGUEIREDO             
EE LEONTINO ALVES DE OLIVEIRA
EE MARIA ELIZA BOCAYUVA CORRÊA DA COSTA
EE DOLOR FERREIRA DE ANDRADE
EE PROF. CARLOS HENRIQUE SCHRADER
EE PROFª. FAUSTA GARCIA BUENO
EE WALDEMIR BARROS DA SILVA
EE CAMILO BONFIM
EE ADVOGADO DEMOSTHENES MARTINS
EE PASTOR DANIEL BERG
EE INDÍGENA DE EM PASTOR REGINALDO MIGUEL - HOYENÓ O
EE ANTÔNIO NOGUEIRA DA FONSECA
EE PROFª. ZÉLIA QUEVEDO CHAVES
EE DR. JOÃO PONCE DE ARRUDA
EE PADRE JOSÉ SCAMPINI
EE JOAQUIM MURTINHO
EE ERNESTO SOLON BORGES
EE PROFª. ÉLIA FRANÇA CARDOSO
EE SIDRÔNIO ANTUNES DE ANDRADE
EE LEME DO PRADO
EE MAESTRO FREDERICO LIEBERMANN
EE OLINDA CONCEIÇÃO TEIXEIRA BACHA
EE ARACY EUDOCIAK
EE JOSÉ MARIA HUGO RODRIGUES
EE JOSÉ BARBOSA RODRIGUES
EE PROFª. CREUZA APARECIDA DELLA COLETA
EE PROF. SILVIO OLIVEIRA DOS SANTOS
EE PRES. GETÚLIO VARGAS
EE INDÍGENA DE EM PASCOAL LEITE DIAS
EE PROFª. MARIA RITA DE CÁSSIA PONTES TEIXEIRA
EE RUI BARBOSA
EE PROFª. NEYDER SUELLY COSTA VIEIRA
EE AMANDO DE OLIVEIRA
EE DONA CONSUELO MULLER
EE BERNARDINO FERREIRA DA CUNHA
EE MARÇAL DE SOUZA TUPÃ-Y
EE RAMONA DA SILVA PEDROSO
EE SEBASTIÃO SANTANA DE OLIVEIRA
EE DR. ARTHUR DE VASCONCELLOS DIAS
EE PROFª. FLAVINA MARIA DA SILVA
EE JOSÉ SERAFIM RIBEIRO
EE PROF. JOAQUIM ALFREDO SOARES VIANNA
EE DEP. CARLOS SOUZA MEDEIROS
EE PROFª. ADA TEIXEIRA DOS SANTOS PEREIRA
EE AMÉLIO DE CARVALHO BAÍS
EE VILMAR VIEIRA MATOS
EE JOSÉ FERREIRA BARBOSA
EE JOSÉ MAMEDE DE AQUINO
EE JOÃO CARLOS FLORES
EE JOÃO RIBEIRO GUIMARÃES
EE PROF. ALÍCIO ARAÚJO
EE PROFª. MARLY RUSSO RODRIGUES
EE PROFª. BRASILINA FERRAZ MANTERO
EE MARIA CONSTANÇA BARROS MACHADO
EE FLORIANO VIEGAS MACHADO
EE PROF. SEVERINO DE QUEIROZ
EE PROFª. CLARINDA MENDES DE AQUINO
EE PE. JOÃO GREINER
EE ABADIA FAUSTINO INÁCIO
EE PROFª. FLORIANA LOPES
EE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
EE PROFª. IZAURA HIGA
EE ANTÔNIO VALADARES
EE PRES. TANCREDO NEVES
EE PROF. EMYGDIO CAMPOS WIDAL
EE ORCÍRIO THIAGO DE OLIVEIRA
EE EDUARDO BATISTA AMORIM
EE JOSÉ ALVES QUITO
EE FERNANDO CORRÊA DA COSTA
EE CÂNDIDO MARIANO              
EE 26 DE AGOSTO
EE GAL. MALAN              
EE SCILA MÉDICI
EE PROF. CELSO MÜLLER DO AMARAL
EE 2 DE SETEMBRO
EE DR. GABRIEL VANDONI DE BARROS
EE TEOTÔNIO VILELA
EE DOM BOSCO
EE 11 DE OUTUBRO
EE DELFINA NOGUEIRA DE SOUZA
EE 13 DE MAIO
EE CAETANO PINTO
EE CARLOS DE CASTRO BRASIL
EE ARLINDO DE ANDRADE GOMES
EE MARIA HELENA ALBANEZE
EE BLANCHE DOS SANTOS PEREIRA
EE ANTÔNIO COELHO
EE MIN. JOÃO PAULO DOS REIS VELOSO
EE DONA ROSA PEDROSSIAN
EE MARIA LEITE               
EE PADRE MÁRIO BLANDINO
EE JÚLIA GONÇALVES PASSARINHO
EE ADVENTOR DIVINO DE ALMEIDA
EE ESTEFANA CENTURION GAMBARRA               
EE ANTÔNIA DA SILVEIRA CAPILÉ
EE CARMELITA CANALE REBUÁ
EE NATHÉRCIA POMPEO DOS SANTOS
EE LÚCIA MARTINS COELHO
EE OCTACÍLIO FAUSTINO DA SILVA

Fonte : SED

Vida pessoal de Jobs foi marcada por dramas e superações

Rejeitado duas vezes ao nascer, executivo foi adotado por casal de origem humilde, sofreu com pobreza e enfrentou câncer devastador


A história profissional de Steve Jobs talvez fosse menos digna de nota se o criador da Apple não tivesse vivido - e superado - tantos dramas pessoais. Ao nascer, Jobs foi rejeitado não uma, mas duas vezes. Pobre, frenquentava cultos religiosos em troca de um prato de comida. O câncer, por fim, também foi superado uma vez, numa vitória dramática que lhe deu uma sobrevida ainda mais aplaudida pelos admiradores.
Leia tudo sobre a morte de Steve Jobs.
Filho biológico de Joanne Simpson e de Abdulfattah Jandali, que estudaram juntos na Universidade de Wisconsin (EUA), ele foi entregue para adoção assim que nasceu, em 24 de fevereiro de 1955, porque seu avô materno não aceitava a idéia de sua filha se unir a um homem sírio. Porém, o processo de adoção foi tortuoso. Joanne fazia questão de entregar o filho para um casal com formação universitária e já havia combinado a adoção com um advogado e sua esposa. O casal, entretanto, queria uma menina e não aceitou o bebê. Havia anos na fila de espera, a contadora Clara e o operário Paul Jobs receberam uma ligação no meio da noite e, questionados sobre a possibilidade de adotar um menino, eles quiseram "sim!", ficar com a criança. Ao saber que os futuros pais adotivos não tinham curso superior, a mãe biológica recusou-se a assinar os papéis e só mudou de ideia quando Clara e Paul se comprometeram a enviar o menino para a faculdade. O futuro criador da Apple foi adotado então pelo casal.
Como prometido, Clara e Paul enviaram Jobs à universidade quando ele tinha 17 anos. Admitido na Reed College, ele mudou-se para Portland, no estado americano de Oregon. Mas, incomodado com o fato de não enxergar utilidade no que lhe era ensinado e ciente de que o curso estava consumindo toda a poupança da família, ele resolveu abandonar o curso. Apesar de ter desistido de se formar, Jobs continuou freqüentando a faculdade por um tempo, assistindo as aulas como ouvinte. Fez aulas de caligrafia que, mais tarde, o permitiram valorizar a beleza do design, que tanto influenciou seus produtos.
Nesse período, em que dormia no chão do quarto de amigos, Jobs devolvia garrafas usadas de Coca-cola a cinco centavos de dólar cada, a fim de juntar dinheiro para comprar comida. Uma vez por semana, ele também freqüentava um templo Hare Krishna, onde conseguia almoçar de graça.
Mesmo sem ter conseguido se formar, Jobs foi convidado a ser paraninfo de uma turma de Stanford, em 2005. Neste evento foi gravado o vídeo icônico, no qual ele fala de como tantas dificuldades o moldaram para ser resistente e como, mesmo as coisas que pareciam completamente duras e sem sentido, no final sempre tinham um objetivo e uma função.
Já adulto, Jobs contou com os serviços de um detetive particular para descobrir a identidade de mãe biológica. Seu pai, entretanto, diz que somente há poucos anos teve a informação de que o filho entregue a adoção era Steve Jobs. Em declarações feitas ao jornal "Daily Mail" em setembro, Jandali, 80 anos, confessou o arrependimento por não ter assumido a paternidade de Jobs e declarou que gostaria de conhecer o filho antes que este morresse, desejo não atendido pelo executivo
Jandali e a mãe biológica de Jobs, Joanne, casaram-se meses depois de seu nascimento e tiveram outra filha em 14 de junho de 1957, batizada de Mona. Ela tornou-se uma escritora de sucesso, mas só descobriu que tinha um irmão depois de adulta. Abandonada pelo pai quando tinha cinco anos, Mona acabou adotando o sobrenome de seu padrasto, Simpson, o que rendeu mais uma das curiosidades da vida pessoal do criador da Apple. Mona casou-se com Richard Appel, um dos roteiristas do desenho animado "Os Simpsons", que usou o primeiro nome da esposa para batizar a mãe de Homer Simpson.
A história pessoal do criador do Apple, no entanto, também teve bons momentos. Em março de 1991, ele se casou com Laurene Powell, que esteve ao seu lado até o fim. Eles tiveram três filhos: um menino e duas meninas. Jobs teve ainda outra filha. Nascida em 1978, Lisa Brennan-Jobs foi fruto de um relacionamento rápido com Chrisann Brennan. A princípio, ele recusou a paternidade alegando que era estéril, mas acabou reconhecendo Lisa como sua filha algum tempo depois.
A despeito de sua biografia repleta vitórias e exemplos de superação profissional, Steve Jobs sucumbiu diante do agravamento de suas condições de saúde, o que teve início com a descoberta de um raro tipo de câncer pancreático. Além do câncer de pâncreas, o executivo passou por um transplante de fígado, em 2009 e sua aparência, cada vez mais magra e abatida, gerou incontáveis debates sobre sua capacidade de permanecer no comando da empresa que fundou. Após um longo período em licença médica, Jobs anunciou a renúncia ao cargo de executivo-chefe da Apple.
Em uma carta enviada ao conselho da Apple para justificar sua saída, ele afirmou sempre ter dito que "um dia, quando não pudesse mais cumprir minhas obrigações e atender as expectativas" ligadas ao cargo de executivo-chefe, "seria o primeiro a informá-los. Infelizmente, esse dia chegou. Por isso renuncio como executivo-chefe da Apple".
Jobs morreu menos de dois meses depois de ter deixado o comando do conglomerado que criou. Em uma de suas mais famosas frases durante palestra na Universidade de Stanford, ele disse: “Ninguém quer morrer. Mesmo as pessoas que querem chegar ao Paraíso não querem morrer pra estar lá. Mas, apesar disso, a morte é um destino de todos nós. Ninguém nunca escapou. E deve ser assim, porque a morte é provavelmente a maior invenção da vida. É o agente de transformação da vida. Ela elimina os antigos e abre caminho para os novos”.

Fonte:Economia

Eleição de diretores


Hoje (6), as escolas estaduais de Mato Grosso do Sul escolherão novo diretor que exercerá a função por três anos. Poderão votar estudantes acima de 12 anos, profissionais da educação básica em exercício e pais – que poderão votar apenas uma vez, independentemente de quantos filhos forem matriculados – terão das 8 às 20 horas para participar do pleito em sua unidade escolar.

Concorrem servidores da educação básica com formação superior na área da educação do quadro permanente da Secretaria de Estado de Educação (SED). É necessário, também, ter 100% de frequência na capacitação com carga horária de 40 horas e ter sido aprovado na prova de Avaliação de Competências. A capacitação contou com palestras que abordaram os temas pertinentes ao trabalho do dirigente escolar como gestão de pessoas, desenvolvimento do Plano Político Pedagógico, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), recursos estratégicos e Regimento Interno Escolar.

A posse dos novos gestores escolares será em 1º de dezembro, com a assinatura do Termo de Compromisso.

Fonte: SED

Haddad anuncia gratuidade da pós-graduação em educação

Cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados em educação, mesmo em instituições privadas, serão gratuitos. O anúncio foi feito pelo ministro Fernando Haddad, na tarde desta sexta-feira, 30, durante o 7º. Congresso Inclusão: Desafio Contemporâneo para a Educação Infantil, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Unidades de Educação Infantil da Rede Direta e Autárquica do Município de São Paulo (Sedin).

Haddad explicou que deve assinar nos próximos dias uma portaria que dará a esses cursos o mesmo mecanismo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Os professores que decidirem fazer o curso e trabalharem nas redes públicas terão a dívida saldada automaticamente.

O ministro da Educação admitiu que trabalha com dificuldade em um modelo de avaliação para a educação infantil. “Faço um desafio para vocês. Me mostrem os casos de sucesso e de eficiência para que possamos tabular esses valores.”

Haddad creditou ao presidente Lula a inclusão da educação infantil no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além do fornecimento de merenda, transporte escolar, biblioteca e livro didático. “O que mais me impressionou quando eu cheguei ao Ministério da Educação foi a constatação de que não só não havia mecanismos de financiamento, como não se dava importância a um ciclo tão importante da formação da criança.”

O ministro lembrou da emenda constitucional que tornou obrigatória a educação dos quatro aos 17 anos e qualificou o Programa de Reestruturação da Rede Escolar Pública (ProInfância) como o maior programa de expansão da rede física educacional. “A presidenta Dilma conveniou 4 mil creches e destinou recursos para 6.400 creches em todo o pais, 172 apenas na cidade de São Paulo. Além disso, o Ministério da Educação vai se responsabilizar pelo primeiro ano de custeio antes do censo” – concluiu.

Assessoria de Comunicação Social


Fonte: MEC

EE Cel. Pedro José Rufino realiza Feira das Profissões





A Escola Estadual Cel. Pedro José Rufino, de Jardim, realizou em setembro a Feira das Profissões, trabalho interdisciplinar com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ensino médio, com o objetivo de prevenir a evasão escolar e apresentar a eles a importância dos estudos e a qualificação profissional.


Fonte: SED

Professores de Inglês podem concorrer a curso nos EUA

A Embaixada dos EUA, a CAPES e a Comissão Fulbright selecionarão até 50 professores de Língua Inglesa da rede pública de ensino básico para curso de capacitação de oito semanas na Universidade do Oregon, a ser realizado em 2012. Após o retorno ao Brasil, o professor terá duas semanas para concluir o projeto desenvolvido nos EUA.
Serão dois grupos de até 25 professores em dois períodos. O candidato deverá indicar, no momento da inscrição, o grupo de sua preferência. O Grupo 1 participará do curso de janeiro a março e o Grupo 2, no período de junho a agosto.
Alguns dos objetivos do programa são fortalecer a fluência oral e escrita em inglês; compartilhar metodologias de ensino e avaliação que estimulem a participação do estudante em sala de aula; estimular o uso de recursos online e outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de planos de aula.
 Requisitos para candidatura:
- Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade estadunidense;
- Possuir bacharelado ou licenciatura em Língua Inglesa;
- Ser professor de Inglês em exercício, efetivo na rede pública de ensino básico, com estágio probatório concluído;
- Ter concluído a graduação em letras (Língua Inglesa) após 1995;
- Ter proficiência em inglês;
- Estar residindo no Brasil durante o processo seletivo;
- Não possuir experiência acadêmica e/ou profissional prévia nos EUA.
Benefícios nos EUA:
- Alojamento no campus universitário;
- Alimentação;
- Seguro saúde;
- Passagem aérea de ida e volta;
- Taxas escolares.
As inscrições vão até 4 de novembro de 2011.
O formulário para inscrição online e mais informações podem ser encontrados no site da Comissão Fulbright: http://www.fulbright.org.br/2010/content/view/128/169/
Fonte: Embaixada dos EUA

Fonte SED

 
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